Notícias

Apresentação do Novo Colégio Machado Ruivo

Magia!!!

É a melhor palavra para definir a noite de ontem!!
Muito obrigado a todos os alunos, ex-alunos, pais, antigos pais... toda a Família ali presente!!!

Foi muito bom sentir o vosso calor!! Sentia-se a emoção no ar!!
Voltamos a lotar a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, e isso diz tudo sobre aquilo que representamos!!

Muito obrigado ao Exmo. Sr. Presidente Dr. Paulo Cunha, que nos honrou com a sua presença e nos dirigiu bonitas palavras que, com toda a certeza, tocaram de forma especial a nossa Família!!

E, claro, nada melhor do que, nesta manhã, estar a receber os nossos alunos e ouvi-los dizer...

"VAMOS TER UMA NOVA ESCOLA" !!!

 

Reportagem do FAMALICÃO CANAL TV

 

Reportagem da FAMATV

Ler mais ...

Carnaval CMR 2018

TUDO PREPARADO PARA O GRANDE DIA?

Todo o Colégio se preparou para este grande dia de Carnaval. Os nossos alunos estão em contagem decrescente!!!
Para terminar esta preparação, todas as turmas foram desafiadas a realizar máscaras dignas desta época festiva.
Carnaval é o período em que as crianças festejam no seu mundo com a fantasia de que estão noutro.

E assim começou o nosso Carnaval...

Fiquem com as primeiras imagens da nossa enorme festa, e com as fotos dos GRANDES VENCEDORES!!

O Colégio Machado Ruivo esteve presente na ANTESTREIA do grande espetáculo da Patrulha Pata em Acção!!!

Foi uma belíssima forma de acabar este nosso dia de Carnaval!!!

O CMR deseja a todos um óptimo Carnaval!!

Ler mais ...

Atreve-te: O Poder da Imaginação

O valor de uma imaginação fértil, que é fonte de todo pensamento criativo, é muito maior do que o do próprio conhecimento.

A imaginação é o principal fator que leva as pessoas a ter sucesso na vida, e Walt Disney é o grande exemplo disso mesmo. Procuramos todas as semanas incutir este ideal aos nossos alunos, mas nesta Semana da Imaginação iremos transportá-los para um novo mundo de fantasia, criando neles um mar de emoções positivas.

 

Estamos numa sociedade frenética, em que o tempo voa e as vivências escasseiam.
A obra literária Robertices, de Luísa Dacosta, remete a uma época a que qualquer pessoa da nossa sociedade gostaria de voltar. Um "tempo em que havia tempo para ter tempo...".
Os alunos do 3.º ano prepararam-se para “soltar a imaginação”.
O tempo parou! Escutaram, imaginaram, vivenciaram… e, em articulação com a Infantil, receberam os Robertos, na mão de bonecreiros que acenderam a luz da imaginação das nossas crianças.

E foi mais um dia de imaginação no CMR...

A criança é feita de cem. Tem cem mãos, cem pensamentos, uma centena de maneiras de brincar, de falar, e sobretudo... de imaginar!!
Uma criança tem necessidade de emoção imaginativa que vive por meio da brincadeira, das histórias que a cultura lhe oferece, do contato com a arte e com a natureza, e da mediação adulta: a voz que conta ou escuta.
O poder específico da imaginação da criança tem muitas razões: uma das mais singelas é o fato de a imaginação se nutrir de imagens novas, e para uma criança o mundo está cheio de imagens novas.

Ler mais ...

Atreve-te: O Poder da Ciência

Chegou a Semana da Matemática

Chegou a altura de brincar com a matemática, testar os limites do conhecimento, explorar a mente e mundo à procura de algo que nos faça sonhar.
Chegou a altura de dividir os medos, somar as diferenças e multiplicar o conhecimento ao expoente máximo.

 

Abertura Oficial da Semana da Matemática 2018 do Colégio Machado Ruivo

Desde a música criada para esta semana, à apresentação dos 3 grandes pilares da Matemática, os nossos alunos do 1º ciclo brindaram a restante comunidade escolar com este momento tão singular.
Divirtam-se com a visualização e preparem-se para a Semana de Matemática do CMR.

As formas geométricas foram o mote para divertidas aprendizagens.

O grau de complexidade foi aumentando de turma para turma. Mas o grau de entusiasmo verificou-se a níveis muito elevados do início ao fim do dia.

Assim as cores, o jogo, a imaginação, a ilusão e a magia andaram de mãos dadas durante diversas atividades os alunos do CMR:

  • Círculo das Cores;
  • Bingo das Formas;
  • Dar forma aos Botões;
  • Origami;

Segundo o método de Singapura, os alunos necessitam de compreender os conceitos individualmente e, talvez mais importante, compreender como estes se relacionam.

Para tal, temos de lhes providenciar materiais e experiências, utilizando abordagens mais visuais e práticas, que lhes permitam uma melhor absorção e compreensão destes conceitos.

Assim, no campo da Geometria, a exploração de padrões, do espaço e sua organização, torna-se bem mais divertida utilizando este método explorado, há muitos anos, pelas educadoras e professoras do nosso Colégio.

 A didáctica da matemática inicial pode ser sofisticada e elegante, se a pensarmos como um meio absolutamente fundamental para o ensino inicial.

A abordagem no CMR é fortemente baseada no caminho "Concrete-Pictorial-Abstract" utilizado no "Singapore Math", o bem sucedido método de ensino utilizado em Singapura.

No quotidiano do CMR, os alunos lidam com vários tipos e fontes de informação apresentadas na forma de tabelas, gráficos ou através de linguagem corrente, usando temas estatísticos.

Para que a informação possa ser compreendida, é cada vez mais necessário que os alunos comecem desde cedo a lidar com esses termos e representações, e a desenvolver progressivamente a capacidade não só de interpretar, como de selecionar e criticar a informação que recebem.

É imperativo o contato precoce entre as crianças e as informações de natureza estatística que desde cedo as rodeiam.

Ler mais ...

Atreve-te: O Poder do Inglês

Aprender inglês é algo essencial na nossa vida.

O mundo está cada vez mais globalizado e o inglês é cada vez mais a língua oficial em diversos locais.
Seja para o trabalho ou lazer, aprender a língua inglesa pode proporcionar diversos momentos de prazer e aprendizagem.
Por isso, há já muitos anos que no CMR o inglês é introduzido logo na sala dos 3 anos e assim garantimos, desde cedo, que esta janela de oportunidade ("American Dream") esteja bem aberta para os nossos alunos.

Nesta faixa etária, é fundamental proporcionar aos alunos a visualização e exploração do universo das cores através de jogos, músicas e artes plásticas.
Enquanto as crianças descobrem as cores, as formas… descobrem uma nova língua e abrem-se as portas do mundo.
O “rainbow” transporta os nossos alunos para o mundo dos sonhos, onde tudo é possível, onde, com imaginação e magia, se preparam para o mundo novo que os aguarda.

O Mundo está à vossa espera... têm mil aventuras por realizar!
O Inglês dá aos nossos alunos as ferramentas necessárias para viajar, brincar, jogar, falar... No fundo abre-lhes um mundo novo e permite-lhes SONHAR com os mundos que ainda vão descobrir.

Nothing can stop them now because they know how to DREAM high.

Preparar-se para o futuro é também sonhar com isso.
Não há melhor forma que "Storytelling" e brincar ao faz de conta para aprenderem mais sobre si próprios e sobre os outros.
Desta forma, pensando naquilo que gostam hoje... projetaram o futuro e explicaram quem gostariam de ser amanhã!

Don´t let your DREAMS be just dreams.

Together we can go the distance, supporting each other and never stop dreaming.
We create our own maps and dare to live the most amazing adventures.

The journey has just begun…

O sonho e a curiosidade andam sempre de mãos dadas.

Na sala dos Médios e Grandes, fomos procurar onde se poderiam esconder as coisas e, dessa forma, pudemos observar o mundo de uma outra perspetiva.

 

Os sonhos de qualquer criança passam sempre por ter um animal de estimação.

Assim, pondo em prática o seu poder de observação, os alunos do 1º ano apresentaram e descreveram os seus “pets”.

Ler mais ...

Atreve-te: O Poder da Cidadania

"I have a dream"; e esse sonho é criar um mundo melhor através dos nossos alunos.

Temos valores e ideais muito vincados que procuramos transmitir aos nossos alunos para que, um dia, também eles se levantem e vivam a sua vida a acreditar nos seus sonhos, ideais e princípios.

 

Inspirados pela beleza da escrita de Mia Couto, os alunos do 4º ano sentiram-se aptos a serem “beijados pelas palavras” e, em pleno ato de cidadania, elegeram a palavra mais bonita da Língua Portuguesa.

A palavra eleita foi...

O cidadão consciente é aquele que compreende a sua importância no contexto do mundo em que habita, por isso é cumpridor de seus deveres, conhece e usufrui de seus direitos.
E, de repente, o filho único percebe que o seu reino está ameaçado. A barriga da mãe não deixa dúvidas: vem aí um bebé, um irmão, um filho dos pais, um amigo, um rival, uma experiência científica, o seu próprio passado, o seu futuro filho.
Segundo o pediatra Mário Cordeiro, na cabeça de uma criança, um bebé representa todos estes papéis. Uma carga muito grande para quem acaba de chegar ao mundo.
Uma ansiedade ainda maior para quem tem de receber tanta gente numa só pessoa.
Por isso, quando vemos uma bebé ser recebida desta forma pela irmã, com tanto amor, tanto orgulho, tanto carinho sabemos que o amor dos pais, e dos irmãos, é realmente um amor que cresce.

Bem vinda Maria Luís, como vês tens já muitos amigos à tua espera.

A sala dos 3 anos recebeu uma visita inesperada!!!

O que será?
Eles nem queriam acreditar... era um PEIXE!

Observaram-no, acolheram-no e junto dele surgiu uma história. Aí, descobriram como ele era, o que mais gostava e no final, escolheram o seu nome... Chamar-se-á o Peixe Dourado!
Com ele, exploraram e reproduziram uma obra de Paul Klee, para além de exercitarem o seu corpo fingindo que eram peixes.
Com a ajuda desta mascote, os Pequeninos, iniciaram o caminho para a descoberta e desenvolvimento da cidadania, construindo e apurando o seu sentido de responsabilidade, autonomia, solidariedade e respeito pelos outros.

Um conflito, tenha a “forma” que tiver, deverá ser sempre evitado ou resolvido.

Assim, durante a aula de Expressão Motora, os alunos do 2º ano materializaram os problemas em forma de arco e, pensando e agindo de forma diferente, todos conseguiram resolvê-los.
Para tal, aplicaram várias estratégias, tendo em comum o diálogo, a persistência, o respeito e a cooperação. “Arco rodado, problema solucionado.”

Inspirados pela história da “Pomba da Paz”, os Médios e Grandes partilharam as suas ideias, enquanto desenvolvem as suas relações humanas e o respeito pelo outro.

Partindo da palavra AMA, deixaram a sua marca, com os seus objetivos e sonhos para um mundo melhor, numa atitude de responsabilidade social.

No final desta semana, tal como a Pomba da Paz, levam a palavra AMA nos seus corações!

Ler mais ...

Atreve-te: O Poder da Música

Lutamos todos os dias pelo fortalecimento da auto estima dos nossos alunos.

Nós acreditamos neles, colocamos as ferramentas necessárias e as fontes de conhecimento à sua disposição e, por isso, temos a certeza que irão conseguir atingir os seus objetivos, concretizar os seus sonhos.

 

A música no Jardim de Infância contribui para o desenvolvimento das crianças a nível auditivo e sensorial, mas também linguístico e motor, além de representar um momento agradável que encanta miúdos e graúdos!

Esta semana, na sala dos Médios e Grandes, exploramos a música “Frei João", utilizando diversos instrumentos, e o resultado não poderia ser melhor!!

Senhores e Senhoras: A Banda do CMR!!

O raciocínio, a paciência e a concentração foram postos à prova na sala do 3.º ano.

Partindo das figuras rítmicas já conhecidas, manipularam recursos, discutiram ideias, compararam conclusões… e apreenderam conhecimentos no complexo mundo dos números fracionários.

Desta vez, a matemática nasceu da música e da cooperação.

A música no Jardim de Infância acompanha o dia-a-dia da criança, de forma a marcar os diferentes momentos da sua rotina. Têm música para darem os bons dias, para arrumarem a sala, para almoçarem, para fazerem o "comboio" e até para dormirem.

Hoje, os alunos da "Sala dos Pequeninos" juntaram mais uma música ao seu dia – “A Loja do Mestre André".

Memorizaram a letra, conheceram os sons de quatro instrumentos, para além de os manobrarem.

Para finalizar, realizaram uma aula de ginástica e, todos em conjunto, reproduziram a música.

Foi um momento divertido, ao ritmo do CMR!

A importância da distinção dos diferentes sons que nos rodeiam conduziu os alunos do 1º ano à diferenciação do som de alguns instrumentos e à descoberta e exploração da escala musical.

Através da atividade “garrafas percutidas”, perceberam que o som produzido pelas garrafas de vidro (mais grave ou mais agudo) estava diretamente relacionado com a quantidade de água que cada uma continha.

Depois, foi com muito entusiasmo que realizaram jogos de discriminação auditiva, “afinaram” o novo instrumento e, com ele, reproduziram belas melodias.

Ler mais ...

Natal CMR

Este ano, no Natal, o CMR volta-se para as raízes. As raízes da nossa crença, da nossa fé, da nossa história.

É nosso intuito que os alunos cresçam com o Jesus no coração, percebam e compreendam o verdadeiro sentido do Natal.

Por este motivo, gostaríamos de agradecer aos nossos Pais que caminham lado a lado com o Colégio e, mais uma vez, se empenharam e dedicaram na construção de uma cascata de Natal seguindo a missão do Colégio de voltar à tradição.

Porque merecem e o reconhecimento é devido:
Carolina Guimarães, Susana Costa Cortez, Hugo Cortez, Gisela Moreira, Adriana Ferreira, Flora Eusébio, Edite Pereira, Renata Marinho, Sofia Andreia, Ana Margarida Santos e Sónia Teixeira.

Assim foi a Missa de Natal 2017 do CMR.

Juntos preparamos o nosso coração para receber Jesus na noite de Natal.
Obrigado a todos os alunos, pais, familiares, amigos, antigos alunos e corpo docente e não docente que permitiu mais uma vez este momento tão familiar, tão verdadeiro, tão nosso.

 

No CMR já cantámos as janeiras, e celebrámos a emblemática chegada dos Reis.

Modéstia à parte, os cânticos dos nossos pais superaram o original, que para além da performance excecional, foi cantada com amor e carinho. Desde já, um enorme obrigada.

Boas celebrações!!

Depois dos maravilhosos cânticos dos pais, seguiu-se a eleição dos nossos reis, rainhas e bobos da corte.

A celebração dos Reis no CMR foi carregada de muita alegria e uma dança contagiante, e, como se comprova no vídeo, temos um colégio cheio de reis e rainhas.

Ler mais ...

Magusto 2017

O magusto e o Outono foram mote de diversas atividades no CMR. 

Não há melhor forma de observar o Mundo do que a desenhar.
Com a atenção e dedicação os alunos da pré-primaria, observaram e desenharam o castanheiro de casa da Becas.
Ao observar/desenhar surgiu a dúvida:
"Mas só existem estes ouriços?"
Então, em ambiente de sala de aula, investigamos e exploramos o mundo dos ouriços.
Descobrimos mais dois tipos de ouriços:
Os ouriços do mar e os ouriços cacheiros.
Chegou a hora de pôr em prática os conhecimentos adquiridos, através da expressão plástica.

"Verão de S. Martinho são três dias e mais um bocadinho."
Este foi o dia de São Martinho de toda a nossa Infantil!!!
Tiveram um dia em cheio, preenchido com todas as atividades tradicionais deste dia!!

O 1° Ciclo também teve um dia de Magusto em grande!!
Participaram em inúmeras atividades ao longo de todo o dia, saboreando ainda umas belas castanhas assadas no fim!!
Não faltou mesmo nada no Magusto do Colégio Machado Ruivo!!

Ler mais ...

Museu do Brinquedo

Aqui fica a visita do 1° Ciclo ao Museu do Brinquedo!!

A fascinante coleção permanente do Museu do Brinquedo Português reúne milhares de peças de brinquedos fabricados pela indústria portuguesa, desde os finais do século XIX até 1986.

No rés-do-chão do museu fica-se a conhecer a história de alguns dos mais importantes fabricantes portugueses de brinquedos e pode-se comparar o brinquedo português com o estrangeiro relativamente ao fabrico; observa-se como se copiavam e imitavam moldes estrangeiros. No final pode-se consultar uma resenha de quase duzentos fabricantes portugueses.
No primeiro andar as peças estão ordenadas por ordem cronológica, permitindo ao visitante ficar com uma noção dos fabricantes, técnicas de fabrico, matérias-primas e distribuição geográfica das indústrias portuguesas.
Nesta parte do Museu do Brinquedo Português pais e filhos ficarão garantidamente encantados com os cavaleiros, as flautas de folha-de-flandres, as bonecas de pasta de papel, os coloridos baldinhos de praia em madeira, os canhões de folha, as camionetas, barcos, comboios, triciclos, carros a pedais, até ao mundo dos plásticos, em que o brinquedo português atingiu o seu apogeu.
Poderão continuar o percurso, passando pelo jardim à sala das brincadeiras, à Oficina do Brinquedo e à sala de exposições temporárias. O museu possui ainda uma loja onde os visitantes poderão encontrar exemplares curiosos e levar para casa brinquedos únicos. E não falo só dos filhos!
E depois … atravessem a ponte romana e explorem a belíssima vila mais antiga de Portugal.

Ficaram verdadeiramente maravilhados com tudo o que viram, como podem comprovar nestas imagens!!

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Log in

Facebook