A nossa história

O Colégio Machado Ruivo - Escolinha de Famalicão Centro de Educação e Ensino Lda. - é uma sociedade com sede e estabelecimento em Vila Nova de Famalicão, à Rua Monsenhor Torres Carneiro. Desta, são sócias Isabel Maria Pinto Machado Ruivo e Ana Paula Pinto Machado Ruivo.

A 27 de maio de 1980, foi concedido pelo Ministério de Educação e das Universidades o Alvará nº 2347 através da Direção Geral do Ensino Particular e Cooperativo. A Direção Pedagógica foi e é assegurada por Isabel Maria Pinto Machado Ruivo.

Ao abrigo desse alvará, instalou-se, num prédio daquela Rua Monsenhor Torres Carneiro (em V. N. de Famalicão) um estabelecimento de Ensino Pré-Escolar, denominado Jardim Infantil “A Escolinha”. Paralelamente, assinou-se protocolo com o Ministério da Educação com a figura jurídica “Contrato de Desenvolvimento”, no intuito de comparticipar no pagamento das mensalidades dos Encarregados de Educação, que por tal fossem abrangidos.

Posteriormente, foi este Centro de Educação e Ensino pressionado pelos Pais dos alunos no sentido de se alargar ao 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, adquiriu a sociedade prédio contíguo por forma a ampliar as instalações. Requerida a autorização para lecionar o 1º Ciclo do Ensino Básico, foi-lhe concedida em 1985 (despacho de 19-07-85).

Entretanto, foram requeridos e concedidos autonomia e paralelismo pedagógico a termo sendo renovados periodicamente. Simultaneamente, assinou-se protocolo com o Ministério da Educação com a figura jurídica “Contrato Simples”, a exemplo do que se tinha feito anteriormente no Ensino Pré-Escolar. A 13 de julho de 1988, constitui-se em sociedade com o nome de “A Escolinha de Famalicão Centro de Educação e Ensino Lda.”. A 7 de dezembro de 2004, foi concedido pelo Ministério da Educação paralelismo pedagógico por tempo indeterminado.

A legislação em vigor estipula que os estabelecimentos de ensino do Ensino Particular e Cooperativo, que preencham determinados requisitos de funcionamento, em matéria de recursos materiais e humanos e de organização, e que tenham autorização de funcionamento, são considerados como estando enquadrados nos objetivos do sistema educativo e os estudos nele ministrados são equiparados aos ministrados nas escolas públicas.

É nesta condição que o nosso colégio se encontra atualmente, e que nos concede, como escola do Ensino Particular e Cooperativo, total independência do ensino público. Em 22 de outubro de 2012, passou a denominar-se por Colégio Machado Ruivo – A Escolinha de Famalicão.

A 20 de março de 2018, com vista ao alargamento aos novos ciclos de ensino e, paralelamente, ao projeto de construção das novas instalações a sociedade do Colégio Machado Ruivo foi alterada. Nesta sociedade passaram a ser representados os filhos das gerentes e sócias fundadoras do Colégio Machado Ruivo.

Assim sendo, organizada numa sociedade por quotas os novos sócios são João Machado Ruivo Sanguedo Meireles, Pedro Machado Ruivo Sanguedo Meireles e Paulo Machado Ruivo Pinto Cardoso.

A Gerência da nova sociedade continua a ser realizada por Isabel Maria Pinto Machado Ruivo e Ana Paula Pinto Machado Ruivo.

A 7 de junto de 2019 foi concedida a autorização para a mudança de instalações do Colégio Machado Ruivo – Escolinha de Famalicão para as instalações sitas na Rua Horácio Rebelo Portela, nº 680, e consequente alteração da lotação da Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, bem como autorização definitiva de funcionamento para o 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

A 29 de dezembro de 2020, foi concedida a autorização definitiva de funcionamento.